quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A musse, o musse, a mousse ou o mousse?

A musse, o musse, a mousse ou o mousse ?


 A forma correta de escrita da palavra é musse. A palavra mousse é forma original da palavra em francês. A palavra musse é um substantivo feminino. Assim, dizer a musse está correto e dizer o musse está errado. A palavra musse é um substantivo comum feminino e se refere a uma comida leve e cremosa que pode ser doce ou salgada feita com claras de ovos. Significa também um produto espumoso para fixar os cabelos.
Musse é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra francesa mousse. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, a palavra mousse foi aportuguesada para musse com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (tal como batom, abajur, boxe,…).

Exemplos:
Eu tenho a receita de uma musse de maracujá maravilhosa.
Sua musse de chocolate está deliciosa.
Minha irmã comprou uma musse para cabelos encaracolados.

2 comentários:

  1. Há mais isto eu já sabia, pois se é musse o prórpio som ja dá a entender que é feminino, por isso a musse.... acertei... beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que era pronunciada no.masculino, por se tratar de um doce. Errada estava, então.

    ResponderExcluir