domingo, 16 de junho de 2013

"Meu primeiro beijo" - Situações de Aprendizagem


Título “Meu primeiro beijo” – Antônio Barreto

Situação de Aprendizagem

Ø  Público Alvo: 9º ano (Ensino Fundamental – Anos Finais).
Ø  Tempo Previsto: de 4 a 6 aulas.
Ø  Conteúdos e Temas: traços característicos do conto, competências e habilidades para a leitura.
Ø  Competências e habilidades: explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Ø  Estratégias: apresentação de imagens, jogos, entrevistas dinâmicas com os alunos.
Ø  Recursos: texto escrito, slides, internet.
Ø  Avaliação: relato dos alunos por meio de um conto sobre seu primeiro beijo.

Sequência Didática – Habilidades:

Antes da leitura (pré-leitura):

F Ativação do conhecimento prévio:
1.    O título do texto é “Meu primeiro beijo”; como este título se relaciona à vida de um adolescente? Como o primeiro beijo pode marcar a vida de uma pessoa?

F Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação:
2.    Possibilitar aos alunos uma visita ao blog em que foi publicado o texto. Quais assuntos são tratados neste blog? Que gêneros textuais são lá veiculados? Qual é a marca literária predominante dos textos apresentados no blog? Há a biografia dos autores?

F Antecipação do tema/ideia principal a partir do título:
3.    A partir da visita ao blog e da discussão acerca do título, o que se espera encontrar no texto, sobre o quê ele falará?

F Antecipação do tema a partir do exame de saliências gráficas:
4.    Quais aspectos sentimentais estão ligados à questão do primeiro beijo?

Durante a leitura:
F Construção do sentido global do texto:
5.    Elabore um esquema identificando os seguintes elementos da narrativa:
- personagens: 
- tempo (cronológico/psicológico)
- espaço:                                               
- enredo:
- foco narrativo:

F Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura:
6.    Neste texto, como o protagonista retrata o seu primeiro beijo?

F Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade/progressão temática:
7.    O personagem principal é trata a pessoa com que deu o primeiro beijo por vários apelidos. Você considera isso bulling?

F Localização ou construção do tema/ideia principal:
F Construção do sentido global do texto:
8.    O que sugere ao leitor a postura adotada pelo  narrador protagonista?

F Utilização das pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto:
9.    Identifique no texto trechos que expressam o conflito da protagonista.


Depois da leitura:
F Utilização em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão:
F Avaliação crítica do texto:
1 Em “É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode?”

F Construção da síntese semântica do texto:
F Troca de impressões a respeito do texto lido, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições:
F Avaliação crítica do texto:
11. Que outro título, breve e simples você daria ao texto? Explique com base na história que você leu.
12. Como você retrataria o seu primeiro beijo num conto?




Um comentário: